Rafael

Rafael
blogger:Sou mais um apaixonado pelo mundo do petróleo,quando entrei na faculdade imaginei uma coisa,com o passar dos segundos percebi que o estudo pelo petróleo é mais do que fascinante.estarei atualizando diariamente esse blog postando tudo que engloba essa area petrolífera.em breve materiais como apresentações em power point,trabalhos apresentados nas universidades,questões de provas.contatos pelo meu email:professor.rb@hotmail.com

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Petrobras anuncia descoberta de reserva de óleo leve na Bacia de Campos 20/07/2009

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (20) nova descoberta de petróleo leve no pós-sal na Bacia de Campos, em uma perfurção informalmente denominada Aruanã. De acordo com a empresa, análises preliminares indicam a presença de volumes recuperáveis em torno de 280 milhões de barris de petróleo leve e com boa produtividade.

O bloco em questão foi adquirido na sétima rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), ocorrida nos dias 17 e 18 de outubro de 2005.

O poço está localizado a cerca de 120 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, a 976 metros metros de profundidade, ou seja, na camada pós-sal. A descoberta foi comprovada por avaliações em reservatórios localizados entre 2.993 e 3.123 metros de profundidade. A descoberta será, em seguida, apresentada para a ANP.

Prospecção
Segundo a estatal, em reservatórios geologicamente semelhantes a esta descoberta, também na Bacia de Campos, no Campo de Marlim Sul, a Petrobras perfurou dois poços, nos anos de 2007 e 2009, a 1,2 mil metros de profundidade. As estimativas destes postos, a serem desenvolvidos no plano estratégico 2009-2013, são de até 350 milhões de barris.

Energias alternativas

AOS POUCOS, MUNDO SE RENDE AOS CARROS ELÉTRICOS
03/08/09

Atualmente, as ameaças das mudanças climáticas resultadas da poluição, geraram a preocupação com a preservação ambiental. Em todo o mundo, o incentivo à utilização de energias renováveis e combustíveis limpos cresce em grande escala. O desenvolvimento da tecnologia pode permitir que, pequenas atividades do dia-a-dia possam ser alteradas para que, no futuro, todos vivam em um mundo mais limpo.
No Japão, por exemplo, a poluição já se tornou um caso sério, de saúde pública. Por isso, a indústria automobilística japonesa trabalha em busca de medidas que possam diminuir os impactos junto ao meio ambiente A novidade que chegou às ruas daquele país nesta semana foi o novo i-MiEV, o carro elétrico da Mitsubishi. Ele pode ser facilmente confundido com os outros carros no meio do trânsito. É preciso olhar os detalhes para notar as diferenças. Este carro não tem escapamento e, no lugar da abertura para combustível, possui uma tomada. Além disso, ele roda 160 Km sem abastecer.
Ao invés do tanque, o Mitsubishi i-MiEV possui uma bateria de lítio, parecida com a dos celulares, só que muito maior. O veículo pode ser abastecido em casa, num período de sete horas, ou então em um posto de recarga em apenas meia hora. Somente na cidade de Tóquio, por exemplo, já existem 58 postos instalados.
“Outros países também dão subsídio a utilização desses veículos, ecologicamente corretos”
Outros países também dão subsídio a utilização desses veículos, ecologicamente corretos. Em Portugal, o próprio governo anunciou medidas de incentivo para quem comprar um carro elétrico. O primeiro-ministro português, José Sócrates, anunciou recentemente que quem optar por essa aquisição no país receberá cinco mil euros de incentivo, que chegará a 6.500 se entregar um veículo para ser destruído. Já as empresas que optarem por ter a sua frota constituída por veículos elétricos, terão uma redução de 50% em impostos específicos.
Nos Estados Unidos, segundo levantamento da Universidade da Califórnia, as vendas de carros elétricos podem saltar para 86% do total de veículos leves comercializados em 2030, caso os consumidores não precisem comprar baterias. Algumas empresas já planejam oferecer planos pré-pagos, similares aos que existem hoje na área de telefonia celular. Ainda de acordo com o estudo, o custo para fabricar sistemas de recarga será superior a US$ 320 bilhões nas próximas décadas, mas a economia com despesas de saúde devido à menor poluição atmosférica gerada por esses veículos pode atingir US$ 210 bilhões.
Os carros ecológicos e econômicos são aposta da maioria das montadoras de todo o mundo. E está dando certo. Um carro híbrido - que funciona a gasolina e eletricidade - se tornou o mais vendido no Japão no mês passado e a fábrica não consegue dar conta dos pedidos. Quem comprar hoje, só vai dirigi-lo em abril do ano que vem.