Rafael

Rafael
blogger:Sou mais um apaixonado pelo mundo do petróleo,quando entrei na faculdade imaginei uma coisa,com o passar dos segundos percebi que o estudo pelo petróleo é mais do que fascinante.estarei atualizando diariamente esse blog postando tudo que engloba essa area petrolífera.em breve materiais como apresentações em power point,trabalhos apresentados nas universidades,questões de provas.contatos pelo meu email:professor.rb@hotmail.com

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Shipping












Transporte Marítimo Internacional:





A logística internacional moderna
–Modernização dos portos em todo o mundo;
–Forte crescimento das empresas de transporte que atuam de forma global.





Modernização dos Portos









Até a década de 1990: Crescimento moderado;
•Desde 1990: Revolução de conceitos em quantidade, agilidade, armazenagem, eficiência e tecnologia para manterem a competitividade e atender a crescente demanda dos últimos anos.
–Globalização!!


Modernização dos Portos Container:









Com a criação do container os portos tiveram que modernizar suas formas de carregamento, atendendo a necessidade de quantidade e agilidade, com isso cresceu o preceito da unitização e os vários serviços prestados pelos portos.





Capacidade de Transporte:









Quando o container foi criado, a escala de um navio com cargas industrializadas levava três semanas em média.
•Hoje, esse período dificilmente ultrapassa as oito horas.
•Como?
Modernização dos Portos .

A eficiência na logística de um porto e essencial para o seu desenvolvimento e Atuação
•Exemplos:
–Porto de Hamburgo na Alemanha
–Porto de Santos.





Porto de Hamburgo:









Maior porto da Europa e desponta como um dos maiores portos do mundo.
•Desenvolveu-se como o porto de entrada para a maior parte dos produtos que chegam a Europa
–porto concentrador de carga, alimentando e sendo alimentado por outros portos menores.
•Utiliza uma área de 3.412 ha. em seus mais diversos terminais portuários e uma estrutura portuária dotada de equipamentos eficientes e de alta tecnologia
•Atende a todo o tipo de carga.
•Além de uma estrutura logística considerada top-quality com seus centros de distribuição.





•O Porto de Hamburgo desenvolve um plano de investimento de € 746 milhões entre 2005 até 2009 e passará a movimentar 222 milhões de toneladas e 18 milhões de TEU por ano em 2015.

Porto de Santos:









O Porto de Santos é considerado o maior porto do Brasil e da América Latina.
•Inaugurado desde 1892
•Iniciou, a partir da Lei 8.630/93, sua modernização em atendimento ao grande aumento das exportações no Brasil e a necessidade das novas funções da logística nas empresas.

•O porto possui uma área de quase 14 km de cais em suas duas margens, comportando 64 berços para atracação de navios, 500.000 m² de armazéns e aproximadamente 1.000.000 m² de pátios.
•Encerrou 2008 com um total de 81.058.492 ton (fonte: serviço de imprensa – autoridade portuária de Santos)





Empresas que atuam de forma global:









Prestam serviços no chamado door-to-door ou house-to-house (porta-a-porta).
•Empresas especializadas no processo logístico, que prestam serviços para empresas que não tem condições de executar sua própria logística com eficiência ou baixo custo.